Diante da paralisação de boa parte do comércio, uma dúvida é recorrente aos empresários;

Como devo divulgar meu negócio enquanto tudo está parado?

Essa é uma questão bastante válida e precisa ser pensada. Isso porque muitas empresas agiram de forma impensada e acabaram dando um “tiro no pé”, como é o caso da Madero que se manifestou contra a paralisação do comércio.

O CEO da empresa de hamburguers, Junior Durski disse em suas redes sociais que o número de mortos devido ao Coronavírus não era tão significativo diante da crise financeira que viria pela frente.

O posicionamento da marca repercutiu negativamente e muitas pessoas iniciaram uma ação de boicote à empresa.

Portanto, é preciso pensar estrategicamente a forma como você fará a divulgação da sua empresa neste período tão delicado que o mundo está passando.

A posição da sua empresa e sua opinião pessoal diante da quarentena

É muito importante distinguir sua opinião pessoal do que será difundido pelo seu negócio. Ainda que você seja contra o fechamento das portas das empresas durante a pandemia, é preciso ser pensado a forma de se manifestar, lembrando que a opinião dos seus clientes conta e interfere diretamente na sua marca!

Avalie o que o seu público tem como valor e princípios e caminhe nessa linha. Entenda que mais do que o pensamento geral ou pontual, o mais relevante é agir em conformidade com sua identidade e com público consumidor.

A ideia geral que se tem é que quem é contra a quarentena é contra as vidas, e isso pode soar muito mal para o seu empreendimento. Portanto, é melhor que a sua posição possa refletir valores positivos a ideias negativas.

Um ponto interessante é que nem sempre você precisa manifestar uma opinião a favor ou contrária ao que está sendo anunciado. Nesse sentido, muitas vezes você pode continuar focado unicamente seu produto, sem se posicionar em relação as decisões políticas.

Seja favorável a ações do bem!

Outra dica que oferecemos é que ações positivas sempre contam a favor de qualquer negócio.  Um exemplo, é o projeto iniciado pela AMBEV em apoio a bares e negócios locais; que, por sinal, têm sido duramente atingidos pela crise.

A proposta somou pontos à imagem da empresa e agregou valor junto aos clientes. Avalie uma ação que seja coerente com a identidade e valores da sua empresa e a promova durante esse processo.

Esse tipo de marketing é muito mais positivo que grandes somas de dinheiro gastas em anúncios de produtos ou serviços.

Como vender na quarentena?

Um ponto importante a ser analisado é qual tipo de relação o seu produto ou serviço tem diante da necessidade das pessoas na quarentena. Não adianta tentar vender o que ninguém quer comprar.

Por exemplo, em pesquisas recentes divulgada pelo programa Globo Rural, foi anunciado que produtos orgânicos tiveram alta durante esse período de fechamento do comércio.

O aumento das vendas faz completo sentido, uma vez que as pessoas estão preocupadas com a imunidade e estão muito mais cuidadosas quanto à alimentação.

Logo, o aumento das vendas de produtos orgânicos é totalmente coerente com a necessidade atual da sociedade.

Mas você pode pensar, o que vou fazer com meu negócio se a procura dele tem caído nessa quarentena?

Calma, vamos a algumas dicas super relevantes para te ajudar a melhorar as vendas, mesmo na pandemia.

Dicas para dar a volta por cima durante e pós quarentena!

Adapte-se ao mercado

Não adianta ficar insistindo com algo que as pessoas não estão dispostas a pagar. Neste período de crise, a palavra de ordem é “economizar”.

Os consumidores só irão investir ou gastar no que eles realmente enxergam valor. Desse modo, você precisa entregar algo que seja necessário para o seu público.

A nossa dica é adapte-se a necessidade do seu público. Veja quais tipos de produtos poderão ser feitos ou readaptados da sua empresa. Um bom exemplo disso, é o que grandes marcas de roupa têm criado.

Para as novas coleções de inverno, muitas empresas passaram a divulgar looks para se usar em casa. Modelos úteis tanto para usar no lar quanto em ocasiões menos formais.

Adianta, ficar divulgando roupas mais sofisticadas quando as pessoas não podem se reunir em eventos? Por isso, pense no que seu público precisa, e trabalhe nessa direção!

Venda pela internet

Após se adaptar ao mercado, o mais importante é a venda. Se a sua empresa ainda não estava preparada para o atendimento online, corrija esse erro o quanto antes.

A crise do Coronavírus trará novas formas e hábitos entre as pessoas. Com mais de 50 dias com trabalhos home office e adquirindo produtos pela internet, quando a economia voltar ao normal, as pessoas terão adquirido novos hábitos de compra e consumo.

Por que se deslocar tanto, quando sua compra está a um clique de distância? Portanto, comprar pela internet será um hábito e não uma tendência. Converse com profissionais em marketing digital e se preciso, contrate uma empresa especializada no assunto.

Gere praticidade ao seu cliente

Quando a dificuldade e restrições de deslocamento, crie comodidade para o seu público. Pense em formas estratégicas de entrega, de apresentação do seu produto ou de contato com seu cliente.

Facilite os processos da compra de um modo que ele se sinta confortável para comprar. Um exemplo simples, é deixe na casa do seu consumidor produtos para ele degustar, ou faça demonstrações do seu serviço por vídeos e envie por canais de comunicação para ele terá fácil acesso.

Cuidado com excessos! Nada de envios excessivos de conteúdo ou invasão de privacidade.

Ofertas são sempre um atrativo!

Por fim, a nossa dica é: promova ofertas! Se há um atrativo que estimula a compra são preços imperdíveis. Um bom exemplo é o que as empresas de viagens têm feito. Há combos promocionais para fora do país a menos de 2 mil reais. Com um preço como esse, é difícil não gastar dinheiro.

Mesmo que não seja uma demanda de interesse urgente das pessoas, a oferta poderá fazê-las comprar um produto para consumir depois.  Talvez seu negócio não terá muito lucros com esse tipo de opção, mas é uma forma de não fechar as portas e continuar a ser lembrado pelos seus clientes.

Pode ser óbvio, mas é legítimo: marketing é, e sempre será, a alma do negócio!

Comentar