Engajar com seu público é o que qualquer empresa deseja nas redes sociais. Mas como conseguir essa proeza? Como deixar de ser aquela marca monótona e sem graça do Instagram?

Podemos aprender com quem está fazendo isso muito bem. Abaixo citaremos algumas marcas que fazem sucesso nas redes sociais e o melhor aumentando o faturamento.

Pony Veículos: brincando com o próprio produto

 Sempre reforço nos textos o valor de ser único. Quem imaginaria que fazer piadas de carro poderia ajudar a vendê-los? É uma estratégia bastante ousada, mas que tem gerado a adesão de milhares de fãs de carros.

A empresa faz uso de comentário sarcásticos, brincadeiras e muito humor ligados ao universo dos automóveis e o público participa ativamente nas redes sociais, Não apenas no Instagram como também no Facebook.

Obviamente se não há lucros, toda a estratégia não rendeu nenhuma vantagem, todavia é muito comum ver a Pony divulgando em minutos a venda do veículo.

Imagino que se antes de criar essa linha de publicação houvesse uma enquete para analisar a viabilidade, a maioria teria dito que era uma péssima decisão. Já que fazer brincadeira do próprio produto não parece uma atitude muito sábia.

Portanto, a lição é testar. Faça seus próprios testes e veja o que funciona na rede social da sua empresa. Inspirar é bom, mas ser único é melhor ainda!

Nubank: Leveza e muito bom humor

O Nubank inova em tudo e não poderia ser diferente nas redes sociais.  Quem está acostumado com um instagram sisudo das instituições financeiras, vai se surpreender com a linguagem leve e divertida do “Nu”, como ele mesmo se intitula para os seguidores.

Um dos diferenciais que eu quero citar para essa rede social é a linguagem. Ele oferece dicas de finanças, sem soar formal demais, portanto traz conteúdo relevante para o público harmonizando perfeitamente com o perfil do Instagram.

Outro ponto relevante do instagram do Nubank é a identidade visual. As cor é bastante valorizada em todas as postagens, portanto reforça a marca junto aos seguidores e facilita a identificação das postagens em casos de reposts.

Uber quando a marca é humana

Sem sombra de dúvidas, um ponto muito importante para o engajamento é a identificação. Digo sempre que humanizar a marca facilita o processo de empatia.

A Uber mostra os colaboradores de forma divertida e cotidiana, o que torna o processo de comunicação mais real e humano. Sobre esse quesito quero citar como case uma das clientes da Voar que atua no ramo da beleza.

Recentemente a nossa cliente ganhou um prêmio nacional cuja análise se deu em boa parte nas redes sociais da esmalteria.

Uma das propostas da Voar para esse perfil foi justamente humanizar a marca.

Ao invés de divulgar simplesmente o resultado dos serviços de beleza como a maioria dos salões mostram, optamos por evidenciar o rosto das clientes e dos profissionais, tornando tudo mais humano e pessoal.

Claro que há posts mostrando apenas o trabalho, mas observamos que os conteúdos com mais interações, são justamente os materiais que envolvem pessoas.

Portanto, humanizar é sim uma estratégia muito interessante para o Instagram, uma vez que promove a sensação de “gente como a gente”.  E essa opção é bastante válida para a alcançar melhorias no engajamento.

Outro quesito relevante para mencionar da Uber, é que ela proporciona a acessibilidade de surdos e cegos em muitos materiais publicitários das redes sociais. Ações simples como essas reforçam valores importante da marca.

National Geographic: valorizando a troca de conteúdo!

A rede social do National Geographic é simplesmente incrível. Como um dos pontos mais importantes do Instagram é a valorização da imagem, neste quesito o National dá show de bola.

É simplesmente difícil não engajar com tanta foto maravilhosa do planeta. E o mais interessante é que o conteúdo do National é universal, ou seja pode gerar interação com praticamente todo tipo de pessoa.

Um quesito interessante para ser reforçado nessa rede social é o valor das imagens relevantes. Não me refiro simplesmente a uma foto bem produzida, mas a um material que impacte de alguma maneira sua persona.

Não publique simplesmente para atualizar o feed, tenha algo interessante e atraente que valha a pena ser compartilhado. Por isso, invista na criatividade e em fotos profissionais.

Entretanto o que quero reforçar nesse perfil do Instagram não é simplesmente as imagens belíssimas, mas a colaboração dos seguidores. Boa parte do material que é divulgado é enviado por internautas.

Essa ação é sensacional, uma vez que você envolve o público no seu perfil gerando muito engajamento, como também recebe material diversificado e sem custo para publicação.

 

Poderíamos citar outras marcas brilhantes, mas por hoje vamos deixar apenas essas em destaque. Siga a Voar nas redes sociais e você recebera com muita frequência dicas e informações uteis para melhorar a comunicação do seu negócio.

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