Essa é aquela dúvida que a maioria dos empresários responde por si mesmo. O grande problema, é que, sem um especialista de marketing, eles tendem a pensar que “Não”.  Nem toda empresa precisa ter um canal social.

A ideia de que as redes sociais não são importantes pode surgir por uma série de razões. Vejamos algumas delas:

“Rede Social não funciona para mim!”

“Não vendo pela internet”

“Meus clientes chegam até minha empresa de outra forma”

“Tenho muita preguiça de redes sociais”

“Faço propaganda de outras formas!”

“As pessoas não dão credibilidade para o que é postado nas redes sociais.”

Todas as questões apontadas acima são bastante comuns e por essa razão muitas empresas não investem em redes sociais ou criam canais irrelevantes ou sem qualquer representatividade.

Mas antes de pensar se sua empresa precisa ou não de uma página, entenda as razões pelas quais uma rede social pode ser útil.

Para que servem as Redes Sociais?

Um erro bem comum é acreditar que as redes sociais servem unicamente para vender. Muitos empreendedores pensam na proposição que ou elas são úteis para gerar aumento de receitas ou não servem para mais nada.

Os objetivos e abrangências de uma mídia digital são vastos e igualmente relevantes. Para você entender do que estamos falando, veja alguns dos resultados que pode ser alcançado por uma mídia social.

Presença digital

Não é nenhuma novidade informar que hoje quase tudo está conectado à internet. Nesse sentido, o modo de viver das pessoas ao fazer qualquer mínima tarefa diária está ligada, muitas vezes, a internet. Vejamos um exemplo simples:

– Uma pessoa aspira comprar um carro novo. Ainda que ela compre na loja física o seu veículo, antes da compra, ela fará as pesquisas sobre o modelo, preço, funcionalidades, e etc. Essas buscas ocorrem em sua grande maioria na internet.

Portanto, ainda que as vendas sejam efetuadas na loja física, já que ninguém compra um carro pelo Instagram, as pesquisas sobre o produto e a visibilidade podem sim ser vistas e encontradas na internet.

Portanto, um post bem engajado no Instagram pode impactar seu cliente para conhecer seu produto, se interessar por ele e consequentemente visitar à loja física.

A presença digital permite que sua empresa seja vista, conhecida e amada. Ainda que seu modelo de aquisição do cliente não esteja ligado às redes sociais. Entenda que milhões de pessoas estão lá, e sua marca precisa ganhar empatia do grande público, ainda que ele não seja diretamente seu cliente final.

Interatividade com o público  

As redes sociais se tornaram os grandes heróis e paralelamente os grandes vilões das empresas.

Enquanto você pode aproveitar esses canais para divulgar, e gerar proximidade com o público, entenda que seus clientes também aproveitam para usar esses mesmos meios para reclamar e apresentar suas queixas.

Muitos empreendimentos, com receios do que o público pode dizer, acaba se ausentando das redes sociais. Mas entenda que ainda que você não tenha um canal social, as pessoas criam formas de falar da sua marca do mesmo jeito.

Portanto, é melhor que você esteja lá para criar o melhor diálogo possível.

Seja sensível ao seu público e permita que as redes sociais trabalhem a seu favor.

Visibilidade de produtos e serviços

As redes sociais funcionam como uma vitrine 24 horas por dia, 7 dias por semana. É um lugar onde as pessoas podem ver e conferir informações da sua marca a qualquer momento.

Por isso, ainda que você não venda pela internet, ou o processo de compra necessite de outros fatores, é essencial que sua marca esteja lá, gerando empatia e proximidade com o público.

Ser visto é um dos principais objetivos do marketing, por isso ainda que seu negócio envolva a venda aviões a partir de licitações, ou seja, nada ligado a internet, permita que o grande público conheça seus produtos. Exiba seus aviões e seus benefícios.

A divulgação traz visibilidade e afinidade com sua empresa, o que colabora diretamente para o crescimento da sua marca.

Facilidade de busca no Google

Hoje tudo precisa estar no Google. É inevitável! Há várias estratégias de ranqueamento no Google e uma das utilizadas pelo SEO é a busca de palavras relacionadas a sua empresa.

As pesquisas muitas vezes puxam dados das redes sociais, portanto ter canais sociais auxiliam a busca no Google. Nesse sentido, se você quer ter o nome da sua empresa aparecendo nas pesquisas, umas das mínimas tarefas que você precisa desenvolver é criar e alimentar as redes sociais.

Além de tudo que foi falado até aqui, poderíamos ainda citar várias outras vantagens das redes sociais como humanização da marca, venda direta de produtos e serviços, ferramenta para pesquisas com usuários, entre tantas outras finalidades.

Toda empresa precisa de Rede Social?

Portanto, voltando a velha pergunta deste artigo a nossa resposta é SIM. Obviamente cada negócio precisa encontrar seu próprio objetivo nas redes sociais, mas todos precisam estar nelas.

O grande problema que é que todo mundo está fazendo a mesma coisa, quando na verdade é necessário analisar tanto o canal da mídia social quanto a proposta da sua empresa para criar algo que de fato seja relevante pra o seu público.

Por isso, avalie as finalidades de cada rede social, e veja qual se adéqua melhor a sua empresa, depois invista em uma experiência incrível entre sua marca e seus seguidores.

Comentar