Definir a linguagem, os valores, o tom do discurso e outros traços da identidade da sua empresa são essenciais para interagir com quem você mais precisa: seu cliente!

O engajamento é vital para o sucesso de qualquer perfil nas redes sociais. Mas antes de aprofundarmos no assunto, é importante que você conheça o significado do termo.

O que é engajamento?

No dicionário a palavra está relacionado a ação de “participar de maneira colaborativa em alguma coisa”.

No mundo da social mídia, que é o que de fato importa para nós, engajamento é entendido como o ato do internauta interagir de alguma maneira com sua marca nas redes sociais.

Esse contato pode ser realizado via comentários, likes, compartilhamentos ou outra ação que leve a uma interação.

Identidade bem construída para engajar

Conforme informamos no artigo “O que seu negócio pode aprender com os “bafafás” das redes sociais?”, a construção da identidade é um dos pontos chaves para engajar com seu público.

Não precisa ter muito conhecimento em gestão de redes sociais para saber que o importante não é o número de seguidores, mas quantas pessoas de fato estão interagindo com sua marca.

E para interagir é necessário construir uma identidade que emocione, cative e atraia os internautas!

Portanto, o nosso objetivo aqui e proporcionar algumas dicas para você construir uma personalidade que faça sentido com a proposta de valor da sua empresa.

Como criar a identidade da minha empresa para engajar com meus usuários?

Abaixo informaremos alguns segredos para criar uma identidade que convença e gere identificação com o seu público.

1º segredo: Tenha uma linguagem coerente!

Nas redes sociais se vê todo tipo de comportamento: os nervosinhos, os incentivadores, os aconselhadores, aqueles que tem uma frase estimuladora para tudo, os humoristas e outros tantos.

A partir das legendas, mensagens, directs, histories, você passa a conhecer o outro, por um simples “Oi linda”, “fala cara”, “E ai pessoal”, “Oi, gente” “amados seguidores”.

A escolha do discurso mostra um pouco da sua identidade, se você é amoroso, distante, frio, engraçado, e por aí se segue.

Portanto, a escolha das palavras, da pontuação e do cunho do discurso você constrói um ponto da sua personalidade na internet, ainda que de perto você seja um monstrinho, na rede social as pessoas podem te ver como um doce, simplesmente pelo que diz e como diz.

É por isso que os usuários das redes sociais acham que conhecem o outro, mesmo nunca tendo se encontrado pessoalmente, porque mostra-se um traço da personalidade na linguagem.

Uma dica muito importante na construção da linguagem é pensar na seguinte questão: se sua empresa fosse uma pessoa, como ela seria:

  • Divertida ou séria;
  • Inteligente ou descontraída;
  • Formal ou informal;
  • Teria algum gíria?
  • Uso de regionalismos na linguagem?

Definir esse traço da personalidade, irá lhe direcionar qual tipo de tom usar.

Importante: ao definir esse aspecto, use-o com frequência! Não mude a cada postagem. Um erro muito comum é ver nas redes sociais a mudança de linguagem a cada publicação.

Obviamente esse aspecto não é o todo da construção da imagem, mas é um dos itens que a configuram.

2º segredo: Adote discursos coerentes com o seu negócio!

Devo informar que para conseguir engajamento, muitas empresas e personalidades adotam modinhas nas redes sociais só para aproveitarem a “onda”. Mas isso é um erro grave e bastante incoerente!

Não é porque todo mundo tá falando do desmatamento na Amazônia que você precisa dizer algo a respeito. Esse tema tem a ver com sua empresa? Seu negócio tem valores que preservam a natureza? Sua marca faz alguma ação de proteção do meio ambiente?

Muitas empresas querem levantar bandeiras que no dia a dia elas não apoiam. Pode ter certeza que seu cliente saberá se você está sendo verdadeiro ou apenas um aproveitador do marketing. E se o seu negócio for fake, saiba que seus seguidores dirão isso de forma bem clara nas redes sociais.

Divulgue, apoie valores que de fato se conectam a sua empresa. O que vocês valorizam? O que importa para sua empresa? O que vocês realmente promovem no dia a dia?

São esses temas que você deve também dizer nas redes sociais. O seu público nunca irá simpatizar com seu discurso se ele não for condizente com a realidade.

Lembre-se sempre: as redes sociais são uma extensão da sua loja física. Os dois espaços precisam oferecer a mesma realidade e dizer a mesma verdade!

Devo ou não dizer o que penso?

Uma questão relevante quanto aos discursos nas redes sociais, é que mesmo que eles sejam de fato o que sua empresa pensa, a questão é que revela-os pode gerar simpatia ou rejeição ao seu público.

Portanto, é uma questão complexa que precisa ser avaliada caso a caso. Uma vez que isso poderá trazer muitas repercussões.

Diversas marcas como o Boticário, OMO, Natura divulgaram intensamente o apoio a causas homoafetivas e feministas.

O posicionamento gerou tanto comentários positivos quanto negativos. O saldo dessa decisão, só as empresas poderão dizer. Uma vez que o que importa de fato não é a comoção, mas quanto ganhou ou perdeu com esse discurso.

Como profissional, eu aconselho a defender o que tem a ver com sua empresa e também com o produto ou serviço que é oferecido ao público.

Sinceramente sou favorável a você dizer e informar o que tem de fato está relacionado ao seu negócio. Como por exemplo: se você vende queijos e comida da roça, sinceramente não vejo a relevância de falar da guerra no mundo ou a situação financeira do Brasil.

Seria muito mais interessante defender discursos ligados a valores como vida no campo, natureza, ou seja tradições que harmonizam mais com o que a empresa faz.

Resumindo, essa é uma parte muito IMPORTANTE para a construção da sua identidade. Se você se sente meio perdido neste aspecto, peça ajuda profissional, contate uma empresa de marketing para te ajudar a não errar nessa hora!

3º segredo: Seja original!

Sou extremamente favorável a recorrer a inspirações para ganhar engajamento. A verdade é que ninguém é essencialmente original. Somos todos uma somatória de tudo que se viu e ouviu por aí.

Entretanto, a soma de tudo isso lhe faz ser original. Portanto, não tenha medo de fazer ações diferentes do que os outros estão fazendo só por receio de desagradar ou não está em alinhamento com o mundo.

Seja único! Se coloque no lugar do seu seguidor e pense em qual tipo de conteúdo você gostaria de receber. Crie e faça testes sem preguiça. Veja o que mais gera identificação e invista nessa linha.

Pense em algo novo, atraente e se divirta nas redes sociais. As pessoas amam uma novidade, portanto saia da mesmice. Pense no seu público e explore diferentes opções de conteúdo que possam despertar o interesse.

4º segredo: Conheça seu público!

Talvez essa seja a dica mais importante neste post. Não adianta fazer qualquer ação, sem conhecer seu público.

Você precisa saber com quem está se comunicando. Imagine se os seus seguidores são adolescentes, e as referências que você usa é do século passado?

Ou então, boa parte é religioso e você posta expressões ofensivas aos fiéis? Saber com quem você está falando é o primeiro passo para desenvolver boa parte dos traços da sua identidade.

Mas como conhecer seus seguidores? Temos algumas ações para lhe sugerir, que poderão lhe ajudar, como:

  • Enquetes
  • Pesquisas online com prêmio ou bonificações para quem responder
  • Avaliar os perfis dos seguidores
  • Observar os formulários dos clientes

Há várias estratégias que as empresas de marketing adotam que podem lhe auxiliar neste processo. A Voar possui algumas técnicas simples que podem lhe proporcionar todo apoio nesta fase.

Portanto se precisar de ajuda é só nos chamar.

Em breve, falaremos de marcas que possuem identidades que geram muito engajamento. Fique atento no nosso blog o as nossas redes sociais para acompanhar as novidades.

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