Descubra como você pode aplicar o caso Suzy para entender erros graves que empresas cometem durante a divulgação de informações nas redes sociais.

Sabe aquela foto que te deu água boca, mas você foi no restaurante e era pura furada? Você não é o primeiro a cair nessa enrascada e nem será o último.

Infelizmente muitas empresas, na tentativa de atrair novos clientes pelas redes sociais, acabam cometendo alguns pecados que não são perdoados pelos seguidores.

E o que isso tem a ver com o caso Suzy? A questão é que a internet propiciou às pessoas voz e acesso à informação. O que antes era bastante burocrático e de difícil acesso.

Portanto, a história divulgada pelo Fantástico poderia ficar por isso mesmo, caso pessoas comuns não tivessem acesso à informação para conferir o fato verídico.

Nesse viés, hoje os usuários além de descobrirem a verdade dos acontecimentos, também possuem canais para expressar abertamente a sua opinião.

Desse modo, sua empresa precisa estar atenta ao que ela diz e divulga nas redes sociais, porque consequências graves podem acontecer por equívocos ou informações incoerentes.

Quer saber quais erros são esses? Veja abaixo algumas falhas comuns, e entenda o que não fazer.

Imagens falsas!

Um erro muito comum são fotos de alimentos totalmente destoantes com o que é servido no restaurante.

Não estamos falando apenas de utilizar imagens da internet, que inclusive têm direitos autorais e pode ser um problema judicial, mas da imagem não corresponder de forma alguma ao que o cliente encontra ao ser servido.

Lembre-se que caso o consumidor não fique satisfeito, sites de reclamação e as redes sociais estão aí para ele manifestar o que achou do seu negócio.

Sugestão: Não pense que é para publicar qualquer coisa feita no seu celular só para dizer que está mostrando a plena verdade, mas a ideia é apresentar com propriedade produtos e serviços reais da sua empresa.

Contrate um fotógrafo profissional que saberá escolher o ângulo mais generoso dos seus produtos e serviços para divulgar o que você faz de melhor.

Lembre-se que mostrar nas redes sociais seus colaboradores e o dia a dia da sua empresa pode contribuir para empatia e valorização da sua marca.

Envolver em causas famosas só para atrair cliques!

Sabe quando você conhece a empresa, sabe que ela não tem nada de sustentável, mas no Dia do Meio Ambiente a dita cuja divulga frases famosas sobre preservação da natureza?

Cuidado com falácias desse tipo!

Uma marca muito famosa de sapatos, divulgou no Instagram imagens a favor dos animais, quando na verdade boa parte dos calçados eram feitos de couro animal.

Resultado! Uma cliente se manifestou abertamente nas redes sociais mostrando sua insatisfação e vários outros clientes aderiram às reclamações.

Sugestão: Antes de dizer por aí que apoia as minorias, arrume a casa! Traga os valores para o dia a dia da sua empresa, e só depois queira anunciar nas redes sociais!

Entenda que se não é real a sua causa, as pessoas não irão abraça-la. Procure sempre anunciar a verdade! Portanto, antes de mais nada, veja o que de fato seu negócio acredita e faz e, somente depois, divulgue.

Informação de preços distorcidos!

A Casas Bahia divulgou um tempo atrás uma propaganda cujo slogan era “quer pagar quanto?”. Embora tenha sido uma tentativa de marketing para atrair para compra dos produtos, havia um certo engano no slogan principal.

A ideia difundida era a de que o cliente não poderia escolher exatamente o quanto queria pagar, mas o valor das parcelas poderia ser negociável. O fato era que nem as parcelas, nem o valor do produto eram tão flexíveis como os anúncios sugeriram.

Resultado, muitos consumidores processaram a empresa por propaganda enganosa. E a divulgação teve que sair do ar. Foi um tiro que saiu pela culatra.

Outro problema bem comum ocorre na Black Friday. Diferente dos Estados Unidos onde as promoções são legítimas, no Brasil muitas organizações nas vésperas da ação, sobem os preços para então depois abaixá-los e sugerir uma falsa baixa dos valores.

Na verdade, não há promoção alguma. O consumidor que pesquisa preços sabe dessa fraude e além de informar a outros consumidores, pode também ser um difusor de críticas na internet.

Sugestão: A nossa dica é: se não há promoção real, não anuncie. Muita gente está disposta a pagar pelo seu produto pelo preço que você oferta.

Portanto, valorize seu serviço mostrando o que há de melhor nele. Procure os pontos positivos, fortaleça-os e então anuncie ao público. Mostre porque vale a pena pagar pelo valor que você sugere.

Em caso de promoções, faça o teste antes de divulgar. Verifique com algumas pessoas que se identificam com sua persona e avalie se a promoção é ou não atraente.

Seu cliente tem voz!

Por fim, lembre-se sempre que o seu cliente é o seu chefe! Você pode atrair milhares de seguidores, fazer várias ações chamativas, mas o que importa de fato é que o seu consumidor fique satisfeito.

Crie estratégias para ouvi-lo, descobrir o que ele realmente quer e procura. Depois faça algo condizente com sua identidade e interesse do mercado.

Não saia por aí seguindo ondas de publicações só porque parecem que funcionam, seu negócio é único e seu cliente também.

Ouça o que ele tem a dizer e foque nisso!

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